.

.

Pessach 2 (Os Elementos da Páscoa)


Como vocês viram na post sobre a pascoa, ela é uma festa que representa a libertação do povo de Deus da escravidão e Ele mandou que fosse celebrada e passada como ensinamento de geração em geração. 

"E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?

Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou."

Êxodo 12:27 
Vamos falar um pouco mais desta festa e de cada elemento que ordenado por Deus é utilizado na ceia de celebração desta festa tão especial, A VERDADEIRA PÁSCOA, a mesma ceia que foi feita por cada família do povo de Deus antes de serem libertos do Egito.

Bom, então vamos a cada elemento e ao passo a passo da ceia:
As ervas amargas, que devem ser molhadas em vinagre ou água salgada como lembrança das lágrimas derramadas e do suor incessante durante o trabalho escravo. É utilizado com o matza (pão ázimo) alimento mais característico da Pessach que é um pão sem fermento. Ele simboliza a pressa da partida do povo judeu que não podia esperar para que a massa do pão levedasse como pode ser visto no livro de Êxodo, capítulo 12: "no décimo quarto dia de Nissan deve-se dar a retirada de todo fermento (chametz) de dentro da casa, visto a lei proibir a ingestão de qualquer alimento levedado durante o período da festa." 
Assim, os judeus podem se alimentar do pão ázimo. O ovo cozido que simboliza a força de Deus e também a transformação da vida. O suco da videira, o vinho que representa o Sangue do Cordeiro, a charôsset ou pasta doce que é um doce de consistência pastosa com sabor suave feito a partir da mistura de nozes, amêndoas, tâmaras, canela e vinho. A sua textura e cor lembram a terracota que lembra à argamassa usada no trabalho dos hebreus ao fazerem tijolos no Egito. E o mel que representa o doce da vitória de sair do Egito. E eles saíram com muitas riquezas, tudo foi lhes devolvido e além de tudo atravessaram o mar vermelho, vendo como é grande o poder de Deus.
A Pessach ou Páscoa Judaica deve ser celebrada para sempre como diz em Êxodo 12:24
“Guardai, pois estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre.”
A páscoa de Deus é bem diferente da comemorada por nós, muitas vezes com ovo de chocolate e outras coisas que não encontramos na bíblia. Jesus comemorou a páscoa e não deu chocolate aos seus discípulos. Mas utilizou dos elementos dela (o pão e o vinho) para revelar o mistério, a nova libertação e representar a Santa Ceia que deveria ser feita em Sua memória.
Além disso se você observar os significados, o ovo de chocolate é uma zombaria ao ovo da Pessach que representa força, a força de Deus. Porque o ovo de páscoa só de encostar ele já se quebra, assim mostram ovo sem força alguma como zombaria do inimigo à força de Deus. E para disfarçar a afronta, é colocado significados para ele como multiplicação, vida, entre outros. Por isso não devemos ficar nos enganando com ovo de páscoa, e nem falar que a páscoa é a festa do coelhinho, mais dizer e ensinar nossos filhos que a páscoa é a festa de Deus. A festa de libertação do povo de Deus e que foi escolhida por ele para libertar a todos nós através de Seu Filho amado Jesus o Messias.

Grande abraço! E feliz Páscoa.
Obrigado pelo seu comentário
Tecnologia do Blogger.